.
  Vitrines do Comércio | Cuiabá e Região
 Imagem
 Imagem

             A C E S S O    ÀS    P Á G I N A S▼

página
home
CARLOS EDUARDOBRUNO DA SILVA
 ENGENHEIRO FLORESTAL
ÁREA DE
 ATUAÇÃO
MÉTODO 
DE TRABALHO
faça
contato

acesso às páginas das áreas de atuação▼

plano de recuperação de áreas degradadas                                   .
PROJETO DE MANEJO FLORESTAL SUSTENTÁVEL                        .
reflorestamento-levantamento circunstanciado                            .
DEFESAS ADMINISTRATIVAS DE AUTO DE INFRAÇÃO                        .
cadastro de consumidor de produtos florestais
CADASTRO AMBIENTAL RURAL
LICENCIAMENTO DE EMPREENDIMENTOS
LICENCIAMENTO AMBIENTAL
LAUDO, SUPERVISÃO E ORIENTAÇÃO TÉCNICA

                             PROJETO  DE MANEJO FLORESTAL SUSTENTÁVEL

 Imagem

O Projeto de Manejo Florestal Sustentável (PMFS) 
O primeiro passo do manejo florestal é a elaboração do doravante PMFS, que contempla os métodos e equipamentos para a exploração dos produtos e/ou serviços florestais. Desde 2006, com o processo de descentralização da gestão florestal, o PMFS é geralmente analisado e licenciado pelas OEMAs, caso seja menor do que 150.000 hectares; caso contrário, estará sob a atribuição do Ibama. Uma outra exceção à regra são áreas de manejo abrigadas em dois ou mais estados simultaneamente. O PMFS está baseado nas etapas do manejo florestal (ver figura ). 

1ª     Macro-planejamento
2ª Micro-planejamento, incluindo as atividades pré-exploratórias;
3ª     Atividades de exploração dos recursos florestais;
4ª     Atividades pós-exploratórias.



Fonte: Balieiro, Mariana, et al. 2010. As concessões de florestas públicas na Amazônia Brasileira: um manual para pequenos e médios produtores florestais. 1ª edição. Imaflora e IFT. Disponível para download na página do IFT.

                        Manejar a floresta é conservá-la para sempre. 

Definições do manejo florestal
Simplificadamente, manejo florestal pode ser definido como o uso de práticas de planejamento e princípios de conservação que visam garantir que uma determinada floresta seja capaz de suprir, de forma contínua, um determinado produto ou serviço.  O manejo florestal já é previsto por Lei, na exploração de florestas amazônicas, desde 1965, através do Código Florestal Brasileiro (Lei 4.771/1965, artigo 15).  Entretanto, o decreto que regulamentou o uso do manejo florestal na exploração de florestas na Bacia Amazônica foi criado apenas em 1995 (Decreto 1.282). 

Uma definição legal e atualizada de manejo florestal pode ser vista na recentemente sancionada Lei de Gestão de Florestas Públicas (Lei 11.284/2006), em seu artigo 3°, inciso VI: "administração da floresta para a obtenção de benefícios econômicos, sociais e ambientais, respeitando-se os mecanismos de sustentação do ecossistema objeto do manejo e considerando-se, cumulativa ou alternativamente, a utilização de múltiplas espécies madeireiras, de múltiplos produtos e subprodutos não madeireiros, bem como a utilização de outros bens e serviços de natureza florestal".

 Imagem
 Imagem