O ranger de dentes é chamado bruxismo e pode estar associado a dor de disfunção da articulação temporo-mandibular (articulação da mandíbula com o crânio).
A frequência e a severidade do bruxismo pode variar a cada noite, e parece estar associado ao stress emocional e físico. O desgaste anormal dos dentes é o sinal mais frequente da presença desta patologia.
Dores e cansaço nos músculos da face ao acordar,dentes doloridos, também são sinais de bruxismo. Ocorre um grande comprometimento da estética dos dentes, porque eles ficam com uma aparência envelhecida, gasta e como ocorre uma grande perda de esmalte da superficie, há uma severa exposição de dentina com consequente manchamento.
Até o presente momento, não há um método de tratamento conhecido para eliminar permanentemente o bruxismo. Apesar disto, a forma de terapia mais empregada para aliviar os sintomas do bruxismo é a utilização de placas miorrelaxantes (aparelho de acrílico transparente, usado à noite para dormir). Estas placas protegem os dentes do desgaste provocado pelo bruxismo.
BRUXISMO Patologia cujo maior sintoma é o ato de ranger os dentes em movimentos ocasionados pela mandíbula.
SINTOMAS Dores de cabeça, dor de ouvido e dor muscular facial relacionada aos músculos mastigatórios.
INCIDÊNCIA Maioria dos casos está relacionada à genética, estresse e demais situações emocionais.
EFEITOS Desgastes dos dentes, destruição do osso e do tecido da gengiva, problemas na articulação mandibular, dores de cabeça e até mesmo problemas na coluna cervical.
TRATAMENTO Placa interoclusal de silicone ou resina.